O projecto Adega23 nasce da paixão que Manuela Carmona encontrou na história e cultura do vinho — àrea de interesse que lhe serviu de escape à sua profissão de médica oftalmologista. O território no qual nasceu (Sarnadas de Rodão/Castelo Branco), com o qual nunca perdeu a ligação, foi onde decidiu implementar este projecto vinícola de grande ousadia, pela originalidade, dimensão e modernidade. O primeiro elemento embaixador destas características é o próprio edifício da Adega23.

O projecto de arquitectura é assinado pelo atelier RUA, cujos arquitectos revestiram de textura e nuances de dourado o imponente edifício paralelipipédico. O edifício situa-se na cota mais alta dos 12 hectares, pelo que não passa despercebido a quem circula da autoestrada A23, a qual atravessa a vinha. O interior do edifício foi desenhado com igual cuidado para, em primeiro lugar, acomodar as exigências técnicas de vinificação e estágio e, paralelamente, criar uma área social para acolher iniciativas culturais e de enoturismo. O projecto de arquitectura mereceu já diversos comentários, menções e prémios nos meios especializados.

Rasgada na cinta dourada que envolve e eleva o corpo principal do edifício sobre a vinha e as serras, a varanda panorâmica é um local que nos transporta para a singularidade deste território — serras a perder de vista. Do Alto Alentejo vemos a serra de São Mamede, e da Beira Interior vemos Talhadas e a Serra de Estrela. Mas as principais influências para as características do terroir são, sem dúvida, a presença da Serra da Gardunha a sul da Adega, e a determinação necessária para produzir vinhos de grande qualidade naquele território.

Desde o início, o objetivo principal foi criar vinhos de excelência, autênticos e de grande elegância e, por isso, o projeto conta com um enólogo muito experiente, Eng.º Rui Reguinga. A primeira colheita, foi realizada entre Agosto e Setembro de 2017, sendo que os primeiros vinhos (Branco e Rosé) chegaram ao mercado em Junho de 2018. O vinho tinto será lançado, no início de Outubro do mesmo ano. Nesta fase, a produção é de aproximadamente 30.000 garrafas.

O projecto de arquitectura mereceu já diversos comentários, menções e prémios nos meios especializados.

O interior, apresenta linhas simples e modernas. Na sua decoração estão incluídos muitos objetos que contam uma história.