Beira Interior Sul

BEIRA INTERIOR SUL — SARNADAS DE RODÃO
A Adega23 é a adega e vinha mais a sul na vasta e heterogénea região da Beira interior.
O território português caracteriza-se pela enorme diversidade de paisagens. Difícil encontrar no mundo uma tão grande diversidade numa área tão reduzida. Fazendo o paralelismo com as regiões vitivinícolas portuguesas, a Beira Interior é provavelmente a região de maior diversidade. Uma região marcada pelas serras da Gardunha e Estrela e, entre elas, a Cova da Beira.
A Adega23 está no extremo sul da Beira, entre a Gardunha e o Rio Tejo. Da varanda, avista-se a Serra de Mamede.

Da varanda da Adega23 avistam-se as “Portas de Ródão“.
Monumento natural , que lembra outras terras , outras gentes, outras regiões vitivinícolas…

Castelo Branco

Sarnadas de Ródão

mapa

No século XII, o rei D. Sancho I , “O Povoador” tinha um problema. O vasto território sul da Beira, recém-conquistado aos mouros, estava desabitado e à mercê de ser novamente perdido. Pediu auxílio aos avós, três dos quais reinavam em terras que são hoje parte de França: a região do Rhone, Toulouse e Provença…
Enviaram cavaleiros e seus séquitos que, à chegada, encontraram um povoado junto ao rio – Vila Velha. Próximo, dum e doutro lado do rio Tejo, o escarpado rochoso que lhes lembrava a sua terra – o vale do Rhone. Rebatizaram-na de Vila Velha de Rodam. A evolução da língua poliu o nome.
As duas castas do Rhone Superior, syrah e viognier, são identitárias dos nossos vinhos tinto e branco. Voltas da história!